Governo do Tocantins estreia conta no Spotify levando informação e promovendo a cultura local

Buscando uma comunicação cada vez mais próxima do cidadão, o Governo do Tocantins estreou nesta segunda-feira, 13, sua conta no Spotify, que é um serviço de streaming de música, podcast e vídeo. O canal será destinado para postagem de notícias sobre o Estado, assuntos sob demanda, além de promover a valorização da música regional.

De acordo com a gerente de Redes Sociais do Governo, Jéssica Matos, neste primeiro momento foram criadas duas playlists: uma com músicas de artistas tocantinenses e outra com as músicas mais tocadas do Tocantins. “Na playlist do Tocantins pro Mundo, listamos artistas como o duo AnaVitória, as duplas Henrique & Juliano e Maiara & Maraísa; além  de cantores como Lucimar, Mestre Kuca, Paulo Vieira, Mônica Soares e outros”, explicou.

“Já na playlist O que mais toca no Toca, pegamos dados do próprio Spotify sobre o que mais toca no nosso estado, que são os gêneros, Sertanejo e a Pisadinha. Então fizemos uma playlistbaseada nesses ritmos musicais”, complementou Jéssica Matos.

De acordo com a gerente de Redes Sociais, inicialmente serão oferecidas aos seguidores as playlist de músicas. Mas a intenção é lançar na próxima terça-feira, 21, o primeiro podcast de notícias. “O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda”, esclareceu.

Questionada sobre os motivos que levaram o Governo do Tocantins a aderir ao Spotify, Jéssica Matos explicou que a estratégia é alcançar todos os públicos e transmitir informações das mais variadas formas. “O podcast é uma tendência mundial e tem crescido bastante no Brasil. É uma forma de conectar informações variadas do nosso Estado para o mundo”, afirmou.

A iniciativa do Governo de expandir seus conteúdos nas redes sociais é uma tendência de mercado. “Muitas áreas do setor do público já estão no Spotify como por exemplo, os governos de São Paulo e do Distrito Federal, o Ministério da Saúde, além das prefeituras de Curitiba e de Salvador”.

Objetivo do Governo é ampliar os meios e formas de comunicação com o cidadão tocantinense por meio das redes sociais

-- Publicidade --

Oferta sob demanda

As notícias veiculadas no canal do Governo do Tocantins no Spotify serão produzidas sob demanda, segundo informou Jéssica Matos. “Queremos abordar diversos assuntos, desde cultura, turismo e culinária tocantinense, como também economia, gestão, e pronunciamentos oficiais do governador”.

 Para acessar o canal no Spotify basta clicar no link https://spoti.fi/2Yt2w4j e depois clicar em seguir o perfil ou então ir ao campo de busca do aplicativo e digitar Governo do Tocantins.

Redes Sociais

Atualmente, o Governo do Tocantins está presente nas principais redes sociais, acumulando um público de mais de 81 mil seguidores. No Facebook (@GovernodoTocantins) o público é de 46,3 mil seguidores; já no Instagram (@GovernodoTocantins) são mais de 12,7 mil; e no Twitter (@GovernoTO) são 22,7 mil seguidores.

“O Governo tem tentado se adaptar ao período de “recessão” do Facebook e focado em conteúdos para o Twitter e o Instagram, principalmente por meio dos stories [função do Instagram que permite aos usuários publicarem fotos e vídeos rápidos]. Temos criado diversos canais de atendimento no WhatsApp [exemplo: Procon, Metrologia e Segurança Pública] para ficar cada vez mais próximo dos nossos públicos. O Spotify vem para complementar a nossa presença na internet”, concluiu a gerente Jéssica Matos.

O canal no Spotify, assim como as demais redes sociais do Governo, é gerenciado pela Secretaria de Estado da Comunicação com servidores do seu próprio quadro.