Araguaína é a primeira cidade do Tocantins a ofertar gratuitamente implante hormonal contraceptivo

Uma capacitação com os médicos que realizarão o procedimento nas UBS foi realizada nesta quinta-feira, 2, e mulheres em situação de rua são as primeiras beneficiadas

Publicidade

Publicidade

A Prefeitura de Araguaína segue ampliando o acesso a métodos contraceptivos gratuitos, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. O Município passará a ofertar também nas UBS (Unidade Básica de Saúde) a aplicação do Implanon, um implante subdérmico hormonal contraceptivo.

“O método estará disponível às mulheres de Araguaína em idade fértil que conheçam a eficácia desse contraceptivo e os benefícios dele para o planejamento familiar, mas, nesse momento vamos iniciar a colocação dos implantes em mulheres em situação de vulnerabilidade social, como as que vivem situação de rua, só depois abriremos para todas as interessadas”, explicou a coordenadora de Ciclos, Littza Araújo.

Araguaína é a primeira cidade do Tocantins a realizar gratuitamente o implante hormonal. Vão ser beneficiadas na etapa inicial do atendimento 30 mulheres, em situação de rua, cadastradas no Programa Consultório na Rua.

Capacitação

Nesta quinta-feira,2, uma capacitação foi realizada com médicas de três UBS de Araguaína que farão o procedimento. O treinamento teve como objetivo ensinar, de forma teórica e prática, como é feita a introdução e retirada do implante de longa duração, além de sanar dúvidas sobre o atendimento.

Durante a capacitação, seis moradoras de rua foram as primeiras a receber o Implanon, entre elas, a Luana Moraes dos Santos, 28 anos, moradora de rua, mãe de cinco filhos pequenos. “Eu estou satisfeita por essa oportunidade, já tenho cinco filhos e pretendo não ter mais”.

Como funciona

O Implante é feito com um pequeno tubo de silicone colocado embaixo da pele, no braço da paciente, e libera hormônios gradativamente pelo prazo de três anos.

-- Publicidade --

Outros serviços

A Saúde Básica de Araguaína também disponibiliza outros métodos gratuitos contraceptivos nas UBS, como os anticoncepcionais de uso oral e injetável, além dos preservativos masculino e feminino que protegem de doenças sexualmente transmissíveis.

Recentemente, o Município iniciou a colocação gratuita do método contraceptivo DIU (Dispositivo Intrauterino), realizada na UBS do Araguaína Sul.