Araguaína sedia Conferência Regionalizada da Pessoa Idosa nesta quinta-feira

As Conferências Regionalizadas dos Direitos da Pessoa Idosa foram iniciadas nesta segunda-feira, 04, em Augustinópolis. Após passagem pelo município no Extremo Norte do Estado, a conferência chega à cidade de Araguaína nesta quinta-feira, 06. O encontro, que tem como temática “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, será realizado no Centro Pastoral da Comunidade São João Batista, Rua Falcão Coelho, Nº. 1.340, Bairro São João Batista.

-- Publicidade --

As conferências são realizadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI), com o apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). A presidente do Cedipi, Sandra Maria Leitão, explica que o evento é aberto para a sociedade em geral, mas com algumas ressalvas. “Apesar de ser aberto para toda a sociedade, a conferência busca priorizar os usuários das políticas para pessoas idosas e servidores públicos das políticas setoriais”, justificou. Sandra também informou que as inscrições serão feitas no local do evento e os participantes terão certificação de seis horas.

Em Augustinópolis, a Conferência atendeu 70 pessoas, de 11 municípios, a exemplo de Araguatins, Buriti do Tocantins, Riachinho, Sampaio, São Sebastião do Tocantins, Tocantinópolis, Angico e Esperantina. Durante o encontro, os inscritos debatem sobre quatro temáticas principais, sendo: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos.

O Conselho preparou ainda um cronograma para que as conferências sejam realizadas em todo o Tocantins. O próximo município que recebe a regionalizada é Paraíso do Tocantins, no dia 11 desse mês. Também sediam a conferências as cidades de Guaraí, no dia 13 de setembro; Dianópolis, no dia 19; Gurupi, no dia 21 e Porto Nacional, no dia 28.