Câmara de Cariri do Tocantins investe em qualificação dos servidores

Qualificação tem sido palavra de ordem na Câmara Municipal de Cariri do Tocantins. Preocupado em capacitar e qualificar os servidores da casa, o presidente, professor Ederson Soares, tem buscado diversas alternativas de aprimoramento para a equipe de profissionais do Legislativo Municipal.

O objetivo, de acordo com o presidente, além de qualificar os serviços prestados pela Casa de Leis, é também uma forma da população avaliar os trabalhos realizados pelos profissionais da Câmara de Cariri. “Desde que assumimos essa gestão, estamos buscando o foco de qualificar, aperfeiçoar e capacitar essa equipe, para que todo serviço prestado à sociedade caririense, esteja dentro de tudo aquilo que exige os órgãos de fiscalização do poder público”, disse.

Nesta semana, o presidente, junto com o procurador da Câmara, Diego Avelino, a secretária executiva, Rozana Assis, a chefe do controle interno Vanessa Sandes, a assessora administrativa, Rayane Noleto e a servidora do município, Suzana Santos, participaram da formação de Analista de RH, Teoria e Prática com Apontamentos Específicos a Atuação no eSocial, oferecido pelo Instituto de Consultoria e Gestão Pública (ICOGESP), em Palmas.

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Com carga horária de 16h, ministrado pelo advogado e professor especialista em Gestão Pública e Recursos Humanos, Jefferson Santos Lima, o curso foi voltado para administradores e gestores de recursos públicos, servidores nas áreas jurídica, contabilidade, orçamento, finanças, materiais, compras, patrimônio e controle interno, nas esferas Federal, Estadual e Municipal dos três Poderes.

A secretária da Câmara, ressaltou a importância da qualificação. “O serviço público tem alterações de Leis a todo momento, além de existir fiscalização em todos os setores. O servidor precisa estar atendo às exigências e mudanças. A qualificação nos capacita para executar nossas ações dentro daquilo que a Lei exige. Fico feliz em fazer parte de um time onde o gestor se preocupa com a legalidade e organização, que são necessários para o funcionamento dos trabalhos da Casa”, destacou Rozana Assis.

Durante o curso, os servidores receberam qualificação teórica e presencial, sobre a utilização online do sistema Web Service do eSocial, fornecido pela Receita Federal do Brasil, com apresentação em tempo real demonstrando as facilidades, dificuldades e integração do sistema, além da receberem instruções quanto aos cadastramentos de eventos e tabelas (cargos, funções, eventos de pagamento, etc.), admissão de agentes públicos, eventos trabalhistas, admissão de prestadores de serviço e cessão de agentes.