Câmara de Cariri presta homenagem pelo Dia Internacional da Mulher

Uma noite de homenagens, para elas que têm deixado sua marca de força, de trabalho na cidade de Cariri do Tocantins. Na última terça-feira, o presidente da Câmara Municipal de Cariri, professor Ederson Soares e demais vereadores, realizaram sessão solene, quando na oportunidade homenagearam 20 mulheres que representam a marca da mulher caririense, com o título de “Honra ao Mérito da Mulher Caririense”.

A homenagem que corresponde ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, contou com a presença de mulheres que representam todas as categorias da força feminina em Cariri. Na oportunidade, os vereadores indicaram duas homenageadas, que receberam a placa de “Honra ao Mérito da Mulher Caririense”.

O presidente da casa, professor Ederson Soares, abriu a sessão falando sobre a importância da mulher caririense. “Não podemos perder, para depois homenagear. Essa sessão é para dizer nosso muito obrigado à estas mulheres, que têm construído a história da nossa cidade, contribuindo com o desenvolvimento de Cariri. É uma forma de homenageá-las por tudo aquilo que elas representam para nossa comunidade”, destacou o presidente.

Entre as mulheres homenageadas, a senhora Zilda Silva, primeira mulher a exercer o cargo de primeira dama de Cariri, quando na oportunidade desenvolveu com excelência um trabalho social na comunidade. Além dela, a senhora Aurina Maria, mãe, dona de casa, pessoa que com muita dedicação na criação dos filhos, representando as mulheres “dona de casa”, e a família caririense.

Ao falar sobre a homenagem recebida, a atual primeira dama, Dayanne Rodrigues, lembrou a importância do papel da mulher na sociedade. “Estamos muito felizes com uma homenagem tão significativa. Receber essa honraria, nos fortalece ainda mais, com o compromisso de continuarmos sendo essa força que somos. As vezes a mulher é taxada, mas somos nós quem copiosamente, diariamente, carregamos com maestria a responsabilidade de sermos mais que mulheres, quando também assumimos papeis e identidades que não são nossas. Meu muito obrigado aos vereadores, em especial ao presidente desta casa”, enfatizou.

A enfermeira e ex-secretária municipal de saúde, Ângela Maria Ribeiro Dias, também agradeceu a homenagem. “Como é bom receber uma homenagem assim. Ao mesmo tempo é uma responsabilidade ser representante das demais mulheres da nossa cidade. Que orgulho ser representante desta força. Que possamos continuar com a responsabilidade de sermos quem somos. Parabéns a todas as mulheres caririenses, que diariamente contribuem com o desenvolvimento desta cidade”, disse.

A profissional de educação física, Edileide Otoni, também foi uma das homenageadas. “Somos essa força. Esse reconhecimento nos encoraja ainda mais, para seguirmos lutando, para sermos protagonistas das nossas histórias. Muito obrigada a todos os vereadores, por tão bela homenagem”, afirmou.

Secretária de educação do município, Solange Assis Santana, destacou a importância da mulher. “Somos a força na construção de uma sociedade. Precisamos nos unir, nos encorajar na busca dos nossos ideais. A mulher pode estar onde ela quiser e isso é a representação da força que temos, da importância que temos. Muito obrigado por essa homenagem, ao qual divido com as mulheres da minha família, mulheres que vieram da Bahia, para crescer junto com Cariri”, agradeceu.

Com plenário lotado, a noite foi de muitas homenagens, com discursos pautados na força, na representação e potencialidade da mulher caririense. “A mulher é um ser insubstituível. Tem um papel fundamental na construção de uma sociedade, pois ao mesmo tempo, elas conseguem ser donas de casa, empresárias, servidoras públicas, estatais e mesmo com toda as obrigações, conseguem ser essa expressão de força com tanta dedicação e comprometimento”, destacou o vereador Charles Nunes.

Para finalizar, o presidente da casa, professor Ederson Soares, mais uma vez ressaltou a importância do papel da mulher. “O Dia Internacional da Mulher é um momento em que a sociedade lembra a luta de todas as mulheres para que a participação delas na sociedade seja reconhecida. Seria impossível homenagearmos todas as mulheres caririenses, mas, com esta sessão solene, escolhemos mulheres que representam todas as demais. Somos felizes em dizer que hoje, conseguimos levar para estas mulheres um pouco da nossa gratidão, diante de tudo aquilo que elas representam em nossa comunidade, cada uma com seu papel, com sua importância, com sua singularidade, que na verdade torna-se um coletivo de beleza e força, com a união, com a soma de todas elas”, frisou.

-- Publicidade --

Na oportunidade o presidente, parabenizou também as mulheres servidoras da casa, destacando a importância do trabalho delas. “Somos agraciados com um time de mulheres competentes e profissionais. Esforçadas, comprometidas, dedicadas, responsáveis e éticas. Mulheres completas, que contribuem com o desenvolvimento do legislativo em nossa cidade”, finalizou.

Dia Internacional da Mulher

No Dia 8 de março de 1857, cerca de 130 operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como redução na carga de trabalho para dez horas, pois as fábricas exigiam 16 horas diárias, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas- ONU.

Homenageadas

Ângela Maria Ribeiro Dias, Edivan Ponciano de Oliveira, Francisca Enides, Dayanne Rodrigues, Maria Auxiliadora da Paixão Aires, Zilda Silva (Homenagem do vereador e presidente, professor, Ederson Soares)

Adriana Sousa, Nerfetite Nogueira (Homenagem do vereador, Charles Nunes)

Sônia Carlos, Edileide Otoni (Homenagem do vereador, Cristóvão Colombo)

Cleuziene Pinto, Flávia Pereira (Homenagem do vereador, Etevaldo Luciano)

Aurina Maria, Maria do Socorro (Homenagem do vereador, Galego da Patrola)

Micaely Pinto, Marilene Laimer (Homenagem do vereador, Gero Laimer)

Solange Assis Santana, Mariângela Pereira Barros (Homenagem da vereadora, Ivonete Pereira).

Regina Alves, Maria Oneide (Homenagem vereador, José Ponciano)