Gestores de Saúde da Região Ilha do Bananal participam de capacitação em Gurupi

Os gestores das Secretarias Municipais de Saúde que compõem a Região Ilha do Bananal estão reunidos nesta terça-feira, 21, no Centro de Convenções Mauro Cunha, em Gurupi, para discutir sobre o ‘Novo Financiamento da Atenção Primária’ no Programa Previne Brasil, visando a qualificação das ações e consequentemente alimentação fidedignas dos dados nos sistemas de informações. O evento é realizado pelo Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO).

-- Publicidade --

O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capacitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O secretário municipal de Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues, destaca que este novo modelo de financiamento prioriza o princípio da meritocracia, ou seja, recebe mais recursos quem mais executa projetos e mais alimenta de forma fidedigna os sistemas de informações do Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde de Cariri do Tocantins, Vanessa Vancetto, destaca que como é um novo modelo de financiamento da Atenção Primária é importante que os gestores participem e tenham conhecimento das mudanças para que aprimorem as ferramentas e técnicas de trabalho para atender melhor os usuários do SUS, e atingir os indicadores preconizados.

Serão dois dias para troca de conhecimento e informações. O evento segue até esta quarta-feira, 22.

 

 

***

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi