Obras de revitalização da Praia da Graciosa estão há mais de um ano paralisadas

Iniciada em julho ainda de 2017, a conclusão da revitalização da Praia da Graciosa está há mais de um ano atrasada. A placa indicativa da obra, que está orçada em R$ 1.381.535,31 provenientes de recursos municipais e federais, através do Ministério do Turismo, aponta que ela deveria ser finalizada no dia 7 de janeiro do ano passado.

O local deveria receber 1.100 m de ciclovia, 1.100 m de pista de cooper, duas academias ao ar-livre com cobertura, bicicletário e um novo acesso ao pier, além de arborização, paisagismo e sinalização horizontal e vertical.

A primeira fase da revitalização da Praia da Graciosa contou com a plantação de mais de 300 coqueiros, iluminação de LED, pista de cooper, pavimentação, sinalização e um obelisco.

Em nota, a Prefeitura de Palmas afirma que a empresa responsável pela execução da 2° etapa da revitalização da Praia da Graciosa foi notificada a concluir a obra, mas não teria cumprido com os termos presentes no contrato.

Porém, devido ao fato da notificação não ter sido atendida, o órgão ressalta que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) procedeu com a abertura de processo administrativo para rescisão contratual. Dessa forma, será aberto um novo processo licitatório para a conclusão das obras. Em reportagem produzida pelo Jornal do Tocantins o veículo questionou à prefeitura sobre o início deste processo licitatório e a conclusão da obra, bem como o prazo de entrega da revitalização da praia à população, mas estes questionamentos da reportagem não foram respondidos pelo órgão.

-- Publicidade --

Atualmente, no local que deveria ter continuidade nas obras de revitalização, ganhou espaço o mato alto e o descuido do cenário que deveria ser uma extensão da pista de ciclismo e cooper. O descaso incomoda os frequentadores da praia e turistas, já que a Graciosa é um dos destinos de quem passeia em Palmas.

Visitantes

Turista carioca acredita que o local deveria ser mais bem cuidado (Foto: Lia Mara )

A médica carioca Fabiola Cardão visita pela primeira vez ao Tocantins e então aproveitou a viagem para conhecer um dos cartões postais da Capital. Mas o mato alto e a pista pequena de ciclismo chamou sua atenção. “O Tocantins é um estado muito lindo e a praia merecia ser mais organizada. Eu vejo que o ciclismo é bem evidente em Palmas e deveria ser mais valorizado pelo poder público, bem como o cuidado com locais como esse, que acabam se tornando referência para a urbanização e a conclusão da pista de ciclismo que acaba se tornando uma referência para os turistas em geral e para a própria comunidade”.

Ciclista reclama da falta de estrutura para quem pratica o esporte e lamenta a demora na entrega da revitalização da Praia da Graciosa (Foto: Lia Mara/Jornal do Tocantins)

Quem também se incomoda com a falta de estrutura nesta pista e a demora para a conclusão de um local melhor para quem pratica o esporte, é a ciclista Silvia Rossato. Ela comenta que Palmas tem muitos ciclistas e a população sente falta de um local melhor para desenvolver a modalidade, solução que poderia ser dada com a revitalização do local. “É necessário estarmos numa pista de ciclista e ao mesmo tempo seguros, porque nas ruas nem todo mundo respeita, por isso, precisamos de uma pista extensa e totalmente concluída, arborizada, para que gente possa atingir as metas de quilometragem e exercer o esporte com dignidade”, frisa.