Dona Idália deixa em Dianópolis um legado de amor, alegria e fortalecimento da cultura

Faleceu nesta quarta-feira, 28, Dona Idália Costa Rodrigues no Hospital Unimed em Palmas em decorrência de complicações provocadas por um câncer. Idália foi expoente de luta e preservação da cultura de Dianópolis.

Nasceu em Monte Alegre, Goiás, filha de Ida Rodrigues, esposa de Abílio Oscar, líder histórico que já foi vereador, presidente da câmara e vice-prefeito de Dianópolis. Passou toda sua juventude em Monte Alegre, estudou em Formosa-GO, fez escola de música, muitos dizem que o dom de uma de suas filhas, Malba Costa (reconhecida intérprete tocantinense) foi herdado dela.

Em Almas exerceu a função de professora de artes. Na gestão do ex-prefeito de Dianópolis Hercy Filho foi diretora de cultura entre 1993 e 1996, conduzindo de maneira extraordinária a escola SESI de música. Tendo sido a responsável pela implantação da escola.  Nos últimos anos residia em Palmas, ficou viúva no ano de 2006.

Idália Costa Rodrigues completaria no próximo dia 6 de maio 80 anos.

-- Publicidade --

“Pessoa muito dinâmica, muito aberta, eu diria, à frente de seu tempo, não fazia distinções entre as gerações, convivia muito bem desde os mais jovens até os amigos da melhor idade, era a melhor amiga de todos os seus netos, era uma pessoa muito comunicativa, muita dada à humanidade do relacionamento com as pessoas” Disse ao portal Tocantins Agora o genro e ex-prefeito de Dianópolis Hercy Filho que completou homenageando-a; “Era uma mãe que todo filho gostaria de ter, dinâmica, atenciosa e muito carinhosa”.

Dona Idália deixa quatro filhas, Marizete, Malba, Maristela e Márcia.

A amiga de longa data da família Neuma Milani lembrou que “Idália era uma mulher sempre feliz, nunca a vi sem um sorriso no rosto, pessoa acolhedora e de uma voz incrível, tinha o dom de contagiar com sua felicidade todos que a rodeavam”. Homenageou.

O prefeito de Dianópolis, Padre Gleibson Moreira lembrou que “a partida de Idália é uma perda irreparável, uma pessoa que deixou uma marca de alegria, a palavra que a define é alegria! Um ser humano que tinha gosto em viver intensamente. Colaborou com a educação e cultura de Dianópolis, a sua garra e vontade me tocaram muito. Seu perfil é de uma grande mulher. O município tem muito a agradecer por sua dedicação”. Disse por telefone em homenagem à mulher que deixa um legado de amor, alegria e fortalecimento da cultura de Dianópolis.

À família, aos amigos e admiradores de Dona Idália Costa, o portal Tocantins Agora transmite os seus mais sinceros sentimentos de pesar.