Governo do Tocantins articula parcerias para implementar novos projetos pedagógicos em unidade de ensino da zona rural de Gurupi

Com o objetivo de promover projetos pedagógicos inovadores direcionados aos estudantes, tanto da rede estadual de ensino quanto do município, que são atendidos na estrutura da Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira, no povoado Trevo da Praia, em Gurupi, uma equipe do Governo do Tocantins, liderada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), esteve na unidade de ensino nesta sexta-feira, 16.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, visitou a escola acompanhada pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Fabiano Miranda, pelo presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Antônio Davi Goveia Junior, e pela secretária municipal de Educação de Gurupi, Amanda Costa.

“Temos a parceria com o município, que nos  possibilita usar a estrutura e atendermos aos estudantes do ensino médio. Agora, com o apoio do Ruraltins vamos poder contar com a expertise dos técnicos do órgão para trabalhar projetos ligados à agricultura e fomentar novas práticas no projeto aquaponia, que já é desenvolvido na unidade de ensino. Nossa proposta é fortalecer o trabalho com os  estudantes e a comunidade”, ressaltou Adriana Aguiar.

O presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, destacou que o órgão poderá colaborar diretamente na execução dos projetos. “Temos profissionais capacitados em todos os ramos do agro, que podem prestar assessoria, consulta técnica. Nossos extensionistas estarão à disposição. Temos, inclusive, muitos  profissionais premiados. Nosso objetivo é fazer com que o homem do campo tenha condições de ficar no campo com dignidade. Esta é uma determinação do governador Mauro Carlesse, o trabalho conjunto que gera benefícios para a população”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Amanda Costa, destacou os projetos previstos para a unidade de ensino. “Estamos trabalhando na construção de um viveiro de mudas de plantas nativas para a revitalização de áreas degradadas e na criação de hortas para a produção de alimentos para a alimentação escolar. E essa é uma das escolas selecionadas para o programa Mesa Farta na Escola, que será desenvolvido  por meio da articulação da Seduc”, ressaltou.

Publicidade

Publicidade

O Mesa Farta na Escola será lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), junto com a Secretaria Municipal de Educação de Gurupi, na tarde desta sexta-feira, 16. O projeto é voltado para a implantação de hortas escolares e cultivo de espécies em unidades de ensino municipais e estaduais em Gurupi.

Além dessas propostas, a unidade de ensino também contará com ações de incentivo ao esporte, como a cessão de materiais esportivos para os alunos da rede.

O diretor da unidade de ensino, Genivaldo de Jesus Roque, enfatizou que está animado com os novos projetos. “Esse é um momento histórico para nossa escola. Estamos tendo a alegria de receber a secretária de Estado da Educação e a secretária do município. Tenho certeza de que esses projetos irão trazer muitas transformações para nossa escola e para nossa comunidade. Os jovens terão a oportunidade de receber conhecimentos que lhes ajudarão a atuar no campo, usando das riquezas que temos por aqui”, comemorou.

Ainda manhã desta sexta-feira, a equipe do Governo do Tocantins esteve na sede da Associação 12 de outubro, onde foram entregues cestas de alimentos pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e onde está sendo realizado um  estudo para perfuração de um poço artesiano, pela Agência Tocantinense de Saneamento.

 

***

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins