Mineração deve ser pauta política e social no Tocantins, defende Jailton Bezerra

Líder político da região Sudeste defende que a Mineração deve pautar o debate público e político do Tocantins

Publicidade

Publicidade

Uma das bases da economia nacional, a Mineração é uma atividade essencial para o progresso de uma sociedade, pois retira do subsolo minérios que se encontram presentes em quase todos os produtos que consumimos. Líder político da região Sudeste, Jailton Bezerra defende que a Mineração deve ser pauta do debate público e político do Tocantins, com um arranjo organizado de legislações que contemple a expansão dessa atividade econômica em solo tocantinense e destrave a máquina pública.

“O Tocantins possui diversas áreas de concentração de minérios, porém ainda com uma atividade econômica nesse setor bastante tímida. Para atrair investidores se faz necessário desenvolver diversos setores da sociedade, inclusive o político, para que se haja um debate em favor do favorecimento da produção mineral, principalmente de modo consciente e controlado”, defende Jailton Bezerra, ao elencar cidades da região Sudeste que poderão ser diretamente beneficiadas com a arrecadação de tributos da atividade mineradora, além de gerar empregos diretos e indiretos.

-- Publicidade --

“Almas, Dianópolis, Taguatinga entre outros Municípios, podem ver os investimentos chegarem mais rápidos quando se há um ambiente de condições para a atividade mineradora, que permitem que suas etapas sejam executadas de forma contínua e ininterrupta. A mineração é uma pauta que nós defendemos e articulamos pelo fomento a essa área. Já há Municípios discutindo a possibilidade de consórcio para discutir esse setor”, revela Jailton Bezerra, que também é secretário Executivo da ATM (Associação Tocantinense de Municípios).

Mineração no Tocantins – Dados do “Diagnóstico das Potencialidades Minerais do Tocantins”, da então Mineratins (Companhia de Mineração do Tocantins), mostram que o Tocantins é rico em minérios como grafita, talco, cobre, ouro, calcário, zirconita, gesso, granito (verde, vinho, preto e movimentado), entre outros.