- Publicidade -

O portal Tocantins Agora veiculará nesta quinta-feira, 17, o resultado de pesquisa eleitoral que foi realizada entre os dias 30 de abril de 10 de maio em 12 cidades do sudeste tocantinense, objetivando a intenção de votos dos entrevistados para a eleição suplementar do Tocantins que acontecerá no próximo dia 03 de junho.

As cidades do sudeste, região onde atuamos, foram definidas em sorteio e 950 entrevistados foram ouvidos em Lavandeira, Natividade, Almas, Pindorama, Ponte Alta, Combinado, Porto Alegre, Dianópolis, Rio da Conceição, Taipas, Taguatinga e Arraias.

A metodologia da consulta obedece aos quantitativos proporcionais do eleitorado bem como respeita as cotas por sexo, renda, escolaridade e idade. A proporção é baseada na última atualização do eleitorado que é datada do mês de março deste ano e a fonte dos dados são do Tribunal Regional Eleitoral.

Além de apontar a preferência do eleitorado do sudeste para a eleição suplementar para governador, o instituto Tocantins Agora Comunicação e Pesquisa também mostra a percepção dos moradores do sudeste quanto à rejeição dos 7 candidatos. Uma curiosidade que será mostrada é a quantidade de entrevistados que estão indecisos ou que declararam que não irão votar nesta eleição. A pesquisa está registrada no TSE sob o número TO-00849/2018.

O portal Tocantins Agora está em campo novamente com sua equipe fazendo levantamento da segunda e última rodada de pesquisa para a eleição suplementar do Tocantins, pois, segundo resolução do TSE no Art. 35 –A conforme pode ser visto na imagem a baixo, fica proibida a divulgação de pesquisa eleitoral nos 15 dias que antecedem o pleito. O TRE não manifestou se esta regra já tem validade para a suplementar, mas, se tiver, o prazo máximo permitido para a divulgação de pesquisa será este próximo domingo, dia 20.