Habilidade política de Júnior Trindade evita disputa interna, gera remanejamento e reforça governo de José Salomão em Dianópolis

Publicidade

Publicidade

Ao assumir cargos de maior complexidade nos espaços de poder nos municípios do interior tocantinense, os gestores passam a lidar de forma mais intensa com conflitos de interesses, disputas por espaço, recursos, reconhecimento e negociações. O portal de notícias Tocantins Agora traz com exclusividade uma importante notícia dos bastidores da política dianopolina. Informações que foram confirmadas com diversas fontes de primeiro e segundo escalão da gestão do petista José Salomão.

 

Os cargos de gestão implicam o uso de criatividade e capacidade técnico/político na solução de problemas cada vez mais amplos e subjetivos. Para tanto, os indicados que ocupam cargos de importância precisam atuar na “arena política” da gestão, afinal, o objetivo maior, deve, ou deveria ser defender a atuação do líder maior e seus projetos planejados ao município.

 

Porém, o comportamento político de alguns pares “de dentro da base” causa, predominantemente, visibilidade negativa. Quando disputas internas por espaço e poder começam a causar inveja é preciso sabedoria para evitar “rachas” dentro do projeto de gestão. Nomes que se destacam pelo trabalho bem exercido, podem incomodar a outros que se sentem apequenados por falta, pura, diga-se, de atuação que entregue à cidade algo prático e que não fique só no discurso vazio em um “púlpito parlamentar”.

 

Apesar da importância da habilidade política para o sucesso da gestão em Dianópolis, poucas pesquisas exploram o aspecto político, sobretudo o positivo, dos resultados daqueles que arregaçam as mangas e entregam, de fato, aquilo que a população quer, precisa e merece.

 

Este é um artigo de opinião do Editor, Kim Nunes.

 

Em minha análise de bastidores, o que escrevi à cima foi o que ocorreu em Dianópolis. Na tentativa de apagar o trabalho de alguém, conseguiram revelar a altivez rara de uma habilidade política. Parafraseando “Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite”“O cara caiu pra cima” –

 

Repito, é minha opinião dos bastidores que pesquisei e confirmei com diversas fontes;

 

A habilidade política é definida pela capacidade de estabelecer vínculos, fazer contatos, gerar influência.  Talvez seja injusto e desencorajador para aqueles que trabalham de forma honesta e humilde ver pessoas com alta toxidade serem promovidas. Os tóxicos sempre estarão presentes nos governos e gestões do interior e do mundo, estes também compõem o mosaico de personalidades no ambiente de trabalho e na sociedade. E que não se enganem, o povo está de olho e observa tudo, o advento das redes sociais, inclusive, potencializou e capilarizou o que acontece nos bastidores do poder.

 

VAMOS AOS FATOS

 

Júnior Trindade deixará a secretaria municipal de administração, sua missão ali fui cumprida. Sendo um hábil conciliador, não gerou nenhum desafeto ou discordâncias dentro do grupo que pressionava por espaço. A informação que tenho é que a pasta será ocupada por indicação “unânime” do PT, leia-se ou interprete-se (Tuca do Ferro Velho). Foi o que apurei e confirmei com todas as fontes.

 

JÚNIOR TRINDADE

O caminho não é abandonar ou repelir o desenvolvimento da habilidade política, mas sim buscar por inspiração nos inúmeros exemplos positivos de gestores que fazem um bom trabalho e se dedicam na construção de relações. Foi aí onde Trindade “caiu pra cima”, opino. O que sei é que, Trindade deve permanecer na Administração até o dia 28 deste mês.

 

O site levantou ainda que Júnior Trindade já trabalha na articulação e organização do carnaval 2024 de Dianópolis, buscando não apenas recursos do Governo estadual, mas também emendas da bancada federal. Dianópolis contará com artistas de renome nacional e terá também amplo espaço para reconhecimento dos artistas locais,

 

Seu cuidado com a reputação da gestão dianopolina é parte da sua agenda político/profissional. Habilidoso, Júnior Trindade investe tempo para saber como está a imagem da gestão de seu líder maior e, através de dados técnicos, passa a tomar ações em prol da construção de uma marca positiva, construtiva e duradoura, estes são movimentos necessários para o sucesso de qualquer gestor: Ter em sua equipe alguém que saiba que os cargos são passageiros e aqueles que os ocupam, terem a consciência mínima de que não são deuses e devem contribuir com o todo. O contrário deste parágrafo é uma derrota amarga e vergonhosa. O ego nunca pode estar à cima do projeto de gestão para uma cidade.

 

Júnior Trindade voltará à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc), pasta que ocupou há 11 anos atrás. Para quem não sabe, Dianópolis entrou no mapa dos melhores carnavais PÚBLICOS, frise-se, exatamente quando ele era secretário em 2012, se não me engano era esse o ano. Foi a partir daí que o Brasil conheceu a pacata cidade de gente super acolhedora e passaram a voltar na região, não apenas no carnaval, na mesma gestão de Trindade o turismo foi linkado com o carnaval para que o público pudesse conhecer as belezas naturais da região que hoje são conhecidas e reconhecidas mundialmente.

 

ABRO PARÊNTESES:

A expressão “competência política” é proveniente do termo em inglês “Political Skill”. A competência política é um construto composto por quatro dimensões: astúcia social, influência interpessoal, habilidade de network e sinceridade evidente. Essas dimensões geram o aumento do poder de influência pessoal e da efetividade social.

FECHO PARÊNTESES.

 

Sobre a volta de Júnior Trindade à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc), ouvi o Secretário de Turismo do Tocantins e filho de Dianópolis, Hercy Filho por telefone, ele disse: “Desejo sucesso na nova missão que ele ocupará que tem ligação com minha atuação no Turismo, desejo gestão profícua a ele e colocando o Governo sempre em parceria com Dianópolis para que o turismo seja cada vez mais um fator de geração de renda e melhoria de vida ao povo dianopolino.

Hercy Filho ainda destacou que o Governo do Estado já promoveu parcerias como por exemplo o aniversário da cidade e outros eventos culturais.

-- Publicidade --

O Secretário de Estado confirmou que já esteve reunido com Júnior Trindade e que o apoio do Estado, já com articulação de Trindade, não será diferente para o carnaval de 2024. “Nós do Governo permanecemos parceiros do município para mantermos a tradição da importância que o carnaval representa para a economia e para a cultura de Dianópolis. Finalizou Hercy.

 

ADMINISTRAÇÃO

Em um artigo desta relevância, não poderia deixar de ouvir o prefeito sobre o remanejamento da gestão.

O prefeito confirmou que quem assumirá a secretaria municipal de administração será Frederico Póvoa, de acordo com Salomão, o nome é indicação unânime do Partido dos Trabalhadores, lembrando que é também um nome de quadro técnico para a área.

O prefeito fez questão de agradecer e parabenizar o trabalho de Magno Moura, que sairá da Sematuc para assumir cargo de concurso público. José Salomão fez ainda extensos elogios ao governador Wanderlei Barbosa destacando o bom trânsito, respeito e apoio do intermédio do secretário de Estado do Turismo Hercy Filho. “Hercy tem sido um parceiro decisivo junto ao governador, ele é um grande parceiro independente de identidade política, Hercy tem contribuído conosco, repito, decisivamente na realização de grandes eventos, homem articulado, republicano, civilizado de atuação impecavelmente institucional, muito competente, Hercy tem nos ajudado muito”. Disse José Salomão sobre a atuação de Hercy Filho.

 

SALOMÃO SOBRE JÚNIOR TRINDADE

 

“Ele já tem uma passagem muito exitosa, em meu segundo mandato foi um secretário muito proativo e fez um trabalho reconhecido por todos. Tenho uma afinidade com Júnior, de muito tempo, sempre juntos, é um parceiro, um amigo de primeira hora um excelente gestor e que vale lembrar, realizou um dos maiores e melhores carnavais que Dianópolis já teve, quando secretário da Sematuc em meu segundo mandato como prefeito”. Concluiu o prefeito José Salomão por telefone com este editor.

O espaço permanece aberto a todos os citados que o portal Tocantins Agora, não conseguiu contatar.

 

 

LÍDER DA BANCADA DO PT, TUCA DO FERRO VELHO EXPLICA A SAÍDA DO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE DIANÓPOLIS 

(Nota recebida pela redação em 06/01/2024 às 19:07 horas)

 

O editor deste portal de notícias recebeu neste sábado, 06, nota encaminhada através de representante do vereador petista Tuca Lula do Ferro Velho. Não se tratando de direito de reposta, já que o espaço permaneceu e permanece aberto à todos os citados.

 

Confira na íntegra a nota encaminhada;

 

O Vereador Tuca do Ferro Velho, recebeu com naturalidade a matéria publicada pelo site Tocantins Agora, assinada pelo editor chefe, Kim Nunes, no dia 23 de dezembro de 2023. Embora, não possa deixar de registrar que o signatário da matéria de maneira subliminar, tenta estabelecer um confronto totalmente inexistente, entre o Vereador Tuca do Ferro velho e o Vereador e até então secretário de Administração de Dianópolis, Júnior Trindade. Uma vez que, os dois vereadores são parceiros de longa data nas administrações petistas, conduzida por um brilhante e competente líder político dianopolino, que é José Salomão.

 

Trindade sempre foi companheiro de primeira hora das administrações do Partido dos Trabalhadores (PT) e, por isso mesmo, vem ocupando por diversas vezes cargos de destaque neste e nos outros governos do PT, em Dianópolis. Trindade retornará à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc), pasta que ocupou há 11 anos, num momento singular, para quem tem, como todos candidatos, uma dura disputa eleitoral em 2024.  Sua ocupação na pasta da Sematuc se dará num momento de muita visibilidade que acontecerá nos próximos meses, que será a realização do DianóFolia 2024.

 

Trindade retornará à Secretaria que já ocupou, encontrando a casa muito bem organizada pelo brilhante e atual secretário da pasta, Magno Moura, que, inclusive, já deu início aos procedimentos necessários para a realização do DianóFolia 2024. O maior evento do calendário festivo de Dianópolis já conta com apoio do secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, filho da terra e parceiro da Gestão Municipal, com articulações que vem contribuindo positivamente para o município. Esse seria o 2º carnaval organizado por Moura e equipe, uma vez que deixará a pasta para assumir o concurso público, para qual foi aprovado.

 

Para o vereador Tuca do Ferro velho, o Prefeito José Salomão, está promovendo uma mudança em que todos ganham. “Ganha o Governo municipal com vinda de Frederico Póvoa, para a Secretaria de Administração, ganha com a condução do Vereador Júnior à Sematuc, num momento em que realiza o seu maior evento de visibilidade de massa. No final quem sai ganhando mesmo com essa mudança é o povo de Dianópolis, o que não poderia ser diferente”, destaca.

 

Por fim, para o Vereador Tuca, o que está fazendo o Prefeito Salomão conduzir o Vereador Júnior Trindade, é mesmo a sua capacidade de líder inteiramente conhecedor da política, habilidoso, articulado, sábio, agregador de grupo e a sua reconhecida competência para a partir de janeiro,  administrar uma Secretaria que agrega três setores econômicos muito importantes para o município de Dianópolis, com o Meio Ambiente, Turismo e Cultura e não uma imaginária disputa interna no seio do Governo Municipal.

 

Ressalva do Editor:

No principal grupo de WhatsApp onde acontece os mais importantes debates políticos de Dianópolis o Fiscais do Povo“, cabe a ressalva do que afirmou na noite deste sábado, o vereador Júnior Trindade que assumirá a Sematuc: [sic]

“Conforme o prefeito Salomão me solicitou, já estou trabalhando no Carnaval tem uns 20 dias a fim de conseguirmos fazer uma das melhores festas do Tocantins.

A primeira ideia foi conseguir os recursos públicos voltados à Cultura e ao Turismo. Que graças a Deus e ao nosso bom relacionamento, conseguimos o apoio do Governo do Estado através do nosso amigo Hercy Filho que não mediu esforços para nos ajudar e a Deputada Cláudia Lelis que em reunião, ontem, na capital Palmas, conseguiu mais um recurso importante para esse projeto. Antes de tudo, quero deixar registrado nossa gratidão aos dois”. Escreveu Trindade no grupo da rede.

 

Haja o que houver,

Kim Nunes – Editor Chefe