Orienta Naturatins realiza palestra sobre os serviços ofertados pelo órgão em Mateiros

Produtores rurais, comunidades quilombolas, empreendedores do turismo e servidores públicos participaram de palestra e receberam atendimento individual durante o final de semana

Mateiros foi a sexta cidade a receber a ação do Orienta Naturatins neste ano. O evento que visa orientar produtores rurais, empreendedores sobre os mais diversos serviços ofertados pelo Instituto Natureza do Tocantins, também prestou atendimento às comunidades quilombolas da região e servidores municipais em formato de palestra, neste final de semana, 06 e 07 de agosto, com a presença do prefeito Pastor João Matias.

A ação aconteceu no auditório da Praça do Centro de Atendimento ao Turista, com apresentação de todos os técnicos, cada qual explanando suas áreas de atuação e esclarecendo dúvidas do público presente sobre recursos hídricos, licenciamento ambiental, licença de pesca, coleta de capim de dourado, licença de atrativos naturais, Cadastramento Ambiental Rural, áreas de proteção ambiental, dentre outras.

A palestra ocorreu na sexta-feira, 6, pela manhã e em seguida iniciaram os atendimentos individuais e personalizados que se seguiu durante sábado, 07. Um dos serviços mais solicitados foram as licenças de pesca e também tira dúvidas sobre a licença de atrativos naturais.

O Prefeito de Mateiros, pastor João Martins, ressaltou a importância da parceria com o órgão e com o Governo do Tocantins, “a minha sensação é de estar bem tranquilo com as parcerias que o Jalapão hoje tem com o governo do estado e com o Naturatins. Estamos dentro de uma área linda de preservação e é muito importante que a equipe de técnicos estejam aqui para tirar duvidas dos pequenos empresários e dos empresários locais, tendo em vista que o Jalapão hoje está em alta”. Para o prefeito essa ação colherá frutos futuros, “A gente percebe que daqui alguns anos o Jalapão estará com outra cara, outro nível, com a preservação em controle teremos mais condições de administrar o ordenamento do turismo” concluiu.

O empreendedor de atrativos naturais Noberto, mais conhecido como Nô, nos conta da importância dessa ação “Achei muito importante principalmente com a questão do licenciamento, a gente fica com medo de fazer as coisas e de não dar certo e agora a gente tirou as duvidas pra fazer tudo direitinho”.

-- Publicidade --

O gerente do CAR Clerisvan falou da importância dessas ações para a preservação ambiental, “essa orientação é de suma importância porque faz com o empresário tenha consciência dos atos e os pratique de forma correta. Porque estamos orientando como agir em relação a poluição, em relação a documentação e ao próprio cadastro ambiental,  porque o cadastro é de suma importância para a proteção dos recursos hídricos e também a proteção da reserva legal’ conclui o técnico que do Naturatins.

 Edições Anteriores

O Orienta Naturatins é um mutirão de serviços prestados pelo órgão ambiental do Estado, como forma de levar informações e facilitar os processos de regularização, reduzir a burocracia e dar celeridade ao desenvolvimento das atividades produtivas, sempre respeitando a legislação ambiental. A ação já percorreu as cidades Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Araguatins, Palmas e Dianópolis.

 

 

 

***

Thuanny Vieira/Governo do Tocantins
Crédito das fotos: Thuanny Vieira/Gverno do Tocantins