ANÁLISE POLÍTICA: Os 100 dias de um vereador que mostrou ao que veio

Os primeiros 100 dias de mandato podem ser comparados a um estágio probatório, com a diferença, é claro, que “a contratação” não pode ser suspensa após esse período. Muitos analistas políticos gostam de afirmar que é neste período que se pode vislumbrar como será o desempenho da figura pública no restante de seu mandato.

Em Dianópolis o vereador de primeiro mandato André Cavalari mostra ao que veio, arregimenta novos apoiadores e surpreende até mesmo aqueles que inicialmente tinham pouca afinidade política. O parlamentar mais jovem da Câmara é o líder de um bloco suprapartidário intitulado “Independência e Democracia” que reúne 5 dos 11 vereadores da Casa, sendo o bloco mais forte do legislativo nas votações de matérias e projetos de lei.

UM DOS VEREADORES MAIS ATIVOS

Nestes 100 dias Cavalari apresentou quatro projetos de Leis com embasamento técnico e jurídico, destes, um já passou pelas comissões e foi aprovado pelo plenário. André se destaca como um dos parlamentares mais ativos na Câmara de Dianópolis, foram sete requerimentos de sua autoria que passaram pelo plenário e mais nove apresentados pelo bloco que lidera.

André Cavalari tem uma característica que não passa desapercebida à população que acompanha as sessões ao vivo que a Câmara de Dianópolis transmite pelo YouTube. O vereador não foge ao debate e interage com propriedade nos diversos temas que são propostos no plenário. As definições de certos posicionamentos mais contundentes sobre a condução da pandemia, cuja maioria dos projetos e ações definidas pelo Legislativo giram em torno dessa temática, André é responsável por captar todas as nossas atenções debatendo e sugerindo formas para o município encarar o enfrentamento da Covid-19.

Publicidade

Publicidade

O parlamentar, através das suas redes sociais, produz uma série de peças com conteúdos que mostram o trabalho que vem desempenhando. O material divulgado é quase que uma prestação de contas diária de como tem atuado.

PROTAGONISMO

Líder de uma bancada independente, membro de diversas comissões fixas ou temporárias, vereador que figura entre os mais ativos e um debatedor de alto nível intelectual, Cavalari se destaca dando protagonismo ao seu mandato. É um parlamentar que não deixa passar qualquer matéria sem antes fazer uma minuciosa análise do tema que é proposto em plenário.

André já cobrou, por três vezes, que a prefeitura esclareça os motivos de não ter publicado em Diário Oficial a nomeação de diversos funcionários contratados em regime temporário. Esta busca por mais transparência da gestão municipal é outro ponto sensível do protagonismo parlamentar de Cavalari.

O bom líder é aquele que inspira outras pessoas a partir de suas atitudes, vivemos um momento difícil, para não dizer bipolar, no cenário político brasileiro. A população está desacreditada em face de tantos escândalos e piadas prontas de uma área que deveria ser antes de mais nada, levada a sério. Porém, há uma esperança que pode ser espelhada, especialmente pelos mais jovens que buscam exemplo pela atitude, André é um político novo, que não se deixou cegar ou assoberbar pelo poder que exerce. Preparado para ocupar a cadeira de vereador, André Cavalari começa a chamar atenção e não surpreenderá se, em breve galgar espaço mais amplo no cenário político tocantinense, certamente conquistará por mérito e preparo.

 

Haja o que houver,

Kim Nunes, editor.