Infográfico parte 2: Tornando o imoral em palatável

Caros leitores, esta foi uma extensa semana em que a confiança de todo cidadão que reside em Dianópolis no quesito política e políticos ficou um pouco abalada. Publicamos com exclusividade alguns gastos que são gritantes, fomos além de uma simples consulta no Portal da Transparência, nós cruzamos dados e, ao fazer isso descobrimos que um balcão de negócios para suprir interesses pessoais e de grupos específicos está instalado no governo de Padre Gleibson Moreira.

A matéria poderia até abrir uma discussão filosófica; como podemos enxergar o que é ser justo, integro e honesto? Possuímos uma visão de honestidade e justiça, mas não significa que isto seja universal. Ok?

É honesto trapacear de alguém que também é descaradamente sujo?

Estas poderiam ser questões levantadas para discutir como permitimos que alguém com o símbolo de transformação chegue ao poder e se transforme no mais do mesmo. Estamos cheios de perguntas e notícias como esta.

É possível continuar sendo justo e honesto ao assumir um cargo de poder?

Estamos abarrotados de questões como essa. Se em algum ponto desta matéria você pensou em Brasília, centro do poder no país onde revoam nossos maiores urubus. Se pensa que estes questionamentos filosóficos e morais devem ser feitos apenas àqueles que vivem na capital federal você se engana.  A indignação local é igualmente tamanha.   Sabe aqueles dutos de esgoto que você vê no jornal nacional da rede Globo jorrando dinheiro? Pois é, aqui em Dianópolis, podemos não ter um duto daquele mas, existe um “bica” jorrando dinheiro, e não é nem para a saúde nem para a educação.

DESAFINANDO O CORO DOS DESCONTENTES

A tentativa de amordaçar este portal são inúmeras, processos, boletins de ocorrência, coerções vindas dos mais diversos lugares e pessoas, ainda que de forma velada e uma árdua luta de fazer cair os trabalhos profissionais ou pessoais deste articulista que vos escreve.

Se você está descontente com todas essas notícias, paciência, vem aí uma pontinha de justiça que pode desafinar esse coro triste e começa com a sua fiscalização, passa pela sua participação e pode terminar com uma faxina judicial através dos órgãos de controle.

O sonho de ver um líder diferente, uma nova política se tornou naquilo que todos nós sempre criticamos: um político que está sempre querendo obter vantagens e fazendo o que for necessário para conseguir tal feito. As palavras parecem poder generalizar à todos os eleitos, cautela, (ainda) tem muita gente boa nesse meio. Parece difícil acreditar mas há.

-- Publicidade --

NEBULOSIDADE, MUITA GENTE PRESTANDO O MESMO SERVIÇO?

Duas empresas são as principais personagens nesta segunda fase do infográfico que o sudeste agora revelou com exclusividade. Trata-se das personalidades jurídicas MS INFORMÁTICA LTDA e DAIANE GOMES LOBOS-ME. As duas empresas acumulam juntas R$ 98.450,90 em contratos com a prefeitura. Mas para se tornar estranho este contrato temos que notar a quem pertence estas empresas. Duas personalidades jurídicas diferentes, que aparentemente seriam concorrentes, mas até onde apurou o portal sudeste agora, estas empresas estão unidas e seus proprietários possuíam no passado ligação afetiva que gerou um filho, inclusive.

Nós vamos nos ater a falar o nome deste empresário pois veladamente, chegou até nós uma conversa estranha para “não mexer nisso”.

Três fontes já confirmaram que em certa oportunidade uma pessoa teria oferecido vantagem para que uma licitação fosse ganha, contudo, o valor de 50% do contrato teria de ser pago à cada vencimento. Nossas fontes, que também não citaremos os nomes, confirmaram que até onde se sabe isto acabou não acontecendo.

Abre aspas: Isso já foi noticiado durante sessão na câmara de vereadores do município que também pode ser ouvida pela manhã na rádio princesa fm. Outro fato que correu a cidade e chegou ao conhecimento do Ministério Público foi a tentativa de realizar uma licitação às 05:00h, isso mesmo às CINCO HORAS DA MANHÃ. Sabemos que nos acionarão judicialmente ou registrarão outro boletim de ocorrência por esclarecermos isso. Fecho aspas.

Note-se ainda que um dos proprietários das empresas citadas, é irmão de publicitário e um dos responsáveis por esta área na campanha eleitoral do atual prefeito. Seu irmão inclusive recentemente também recebeu R$ 5.840,00 para fazer locução no aniversário da cidade.

Tudo o que está aí tem o Portal da Transparência como fonte. Nós procuramos o prefeito e sua assessoria de imprensa para se manifestar, inclusive fizemos de forma oficial, protocolando nossas perguntas na prefeitura que até o momento se mantém calada. O portal sudeste agora tentará mais uma vez obter a declaração oficial da gestão sobre nosso levantamento com este infográfico, mas desta vez o fará acionando a Lei de Acesso à Informação.

O veículo continua aberto e a disposição daqueles que queiram apresentar suas versões.

Nossa linha editorial pensa e defende que não se pode governar uma cidade como se a política fosse um quintal e a economia fosse um bazar.

Stephson Kim – Redator Chefe