Nuamac de Dianópolis mobiliza escolas e comunidade em caminhada de conscientização

Buscando conscientizar os jovens a não usar drogas e a dizer não a violência nesse carnaval, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Dianópolis, região sudeste do estado, realizou uma caminhada pelas ruas da cidade. A iniciativa, que aconteceu nesta sexta-feira, 01 de março, faz parte do projeto “Defensores da Cidadania”.

De acordo com o coordenador do Nuamac Dianópolis, defensor público José Raphael Silvério, o objetivo da caminhada foi chamar a atenção da sociedade, principalmente dos jovens, para esta problemática. “As estatísticas apontam que o uso de drogas e a criminalidade estão aumentando cada vez mais entre os jovens. E muitos dos delitos como o roubo, furto, homicídios estão vinculados, quase sempre, ao consumo e ao tráfico de drogas. E hoje, que com o início das festas de carnaval, é preciso fazer esse alerta. Não poderíamos deixar essa oportunidade passar”, destacou o defensor público.

-- Publicidade --

Com faixas e cartazes, comunidade, estudantes e profissionais da saúde, também chamaram a atenção para a proteção durante a folia, alertando sobre o uso de preservativos e o consumo excessivo de drogas de bebida alcoólica.

Além da Defensoria, a caminhada teve como parceiros o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad), as Secretarias de Cultura, Esporte e Juventude e Saúde. O momento reuniu servidores da DPE de Dianópolis, o assessor jurídico do Nuamac de Dianópolis, Magno Gledson Romão Moura, a assistente social Leusimara Cirqueira Evangelista e o pedagogo Aronildo Pereira Rodrigues; o prefeito da cidade Gleibson Moreira, profissionais do município, alunos das escolas públicas e comunidade em geral.