Presidente da Câmara Municipal de Dianópolis entrega Moção de Aplausos às freiras da Congregação Escravas do Divino Coração de Jesus

As freiras da Congregação foram as mulheres mais significativamente influentes e importantes na vida dos dianopolinos nos últimos 70 anos

A Câmara Municipal de Dianópolis realizou a entrega de homenagem às freiras da Congregação Escravas do Divino Coração de Jesus, em observância, valorização e reconhecimento de todo o empenho e dedicação aos filhos de Dianópolis por quase 70 anos de trabalhos.

“A Moção de Aplausos que entregamos é a primeira desta legislatura, e nós fizemos questão de destina-la às irmãs, Escravas do Divino Coração aqui no colégio João d’Abreu, mulheres que fazem parte da história de Dianópolis e fizeram de suas vidas e um verdadeiro sacerdócio. Entregar a homenagem no mês em que se comemora o dia Internacional das Mulheres é também muito significativo, pois, por tudo o que fizeram, as freiras da Congregação foram as mulheres mais significativamente influentes e importantes na vida dos dianopolinos nos últimos 70 anos”. Afirmou o presidente da Câmara, vereador Manin do Zorra que entregou a Moção de Aplausos acompanhado dos vereadores Paulo da Mega, André Cavalari e Bilsan França.

“As freiras da Congregação foram as mulheres mais significativamente influentes e importantes na vida dos dianopolinos nos últimos 70 anos”

A Moção de Aplausos foi aprovada pela unanimidade da Câmara Municipal de Dianópolis no dia 03 de março e foi apresentada pelo presidente da Casa Manin do Zorra, a homenagem tem como coautores os vereadores Julian Oliveira, André Cavalari, Paulo da Mega e Bilsan França.

-- Publicidade --

Histórico:

A Congregação de Escravas do Divino Coração de Jesus foi fundada em 1885, pelo Cardel Arcebispo de Sevilha – Espanha, Dom Marcelo Spinola y Maestre e Madre María Teresa del Corazón de Jesus.  Chegam ao Brasil em 1913, estabelecendo-se inicialmente, no Méier, bairro suburbano, de classe média, da cidade do Rio de Janeiro.

A missão das Escravas do Divino Coração é dar continuidade aos ensinamentos de Jesus Cristo através de vocação missionária, educando e formando o coração de pessoas. Norteadas por esta afirmação e firmes nesse propósito, estão sempre empenhadas na formação de crianças, adolescentes e adultos, servindo em diversas pastorais: Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude, Pastoral Carcerária, Pastoral da Educação, Catequese e outras obras sociais.

O advogado, poeta e escritor dianopolino José Candido Póvoa, em recente artigo publicado afirmou que “com a consciência plena de que tudo e todas as atividades nesta humana vida,  existe um princípio e fim, lamentavelmente fico sabendo que tudo isso e o Ginásio João D’Abreu, com a transferência de todas as freiras para outra cidade, depois de quase 70 anos de trabalhos de um verdadeiro sacerdócio e   passam a fazer, mais do que nunca, parte da história da nossa querida Dianópolis e muito mais de tantas gerações que por ali passaram e se abasteceram na fonte do saber que dali brotava e que nos ajudou a todos a vencer as vicissitudes da vida, sem contar que foi lá, também, que aprendemos que o lema daquela congregação de que servir é reinar  foi cumprido diante do nosso povo e dos olhos do Criador. Aprendemos, ou melhor, reafirmamos em nossas vidas que o amor tudo pode, tudo suporta e tudo perdoa”. Afirmou o advogado que é membro fundador e titular da cadeira nº 12 da Academia de Letras de Dianópolis (GO/TO).