Claudia Lelis comemora PL que institui Fundo Estadual para os Direitos da Pessoa Idosa

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) grande apoiadora e defensora dos projetos e programas voltados para melhor idade, parabenizou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, pela assinatura do Projeto de Lei n° 2, que institui o Fundo Estadual para os Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Tocantins (Fedipi/TO). A assinatura aconteceu nesta quinta-feira, 29, na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. Participaram da assinatura a primeira-dama Karynne Sotero, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi/TO), Valtrude Messias entre outras autoridades.

-- Publicidade --

Criação do Fundo 

A deputada pevista vem defendendo a criação do Fundo Estadual desde que assumiu seu mandato no Assembleia. Claudia fez questão de destacar a importância desse momento para o Tocantins, principalmente para a elaboração de  políticas públicas eficientes para a população idosa no Estado.

“Sou defensora desta causa e venho desde minha campanha buscando a implantação deste Fundo e de projetos que busquem um olhar de cuidado e atenção com nossos idosos.  A criação deste Fundo é crucial para garantir recursos destinados a políticas e programas que promovam o bem-estar, saúde e inclusão social dos idosos no estado, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa. É um momento histórico para toda população do nosso Estado e estou muito feliz por ter contribuído com projetos e requerimentos apresentados na Assembleia Legislativa que ajudaram com esse momento”,  afirmou Lelis.

Dignidade e respeito aos idosos

A primeira-dama Karynne fez questão de destacar que o Projeto tem o objetivo de garantir melhores condições de vida para os idosos, além de promover o envelhecimento ativo e saudável. ” Estamos comprometidos em criar um ambiente que proporcione dignidade e respeito aos nossos idosos. E, de antemão, afirmo que vamos reabrir o Centro de Convivência da pessoa idosa”, pontuou a primeira-dama e secretária durante o evento de lançamento.

Defesa e proteção da Pessoa Idosa

Claudia que tem uma atuação grande na defesa dos direitos dos idosos, expressou seu entusiasmo com o projeto do Governo. “Esta é uma vitória significativa para o Tocantins e, mais importante, para nossa população idosa. O fundo não apenas garante o financiamento necessário para as políticas públicas direcionadas a eles, mas também reafirma nosso compromisso com uma sociedade que respeita e valoriza seus idosos”, afirmou Lelis.

O fundo será gerido por um conselho estadual, que definirá as diretrizes e prioridades para a aplicação dos recursos. Espera-se que essa nova medida tenha um impacto positivo imediato na qualidade de vida dos idosos, oferecendo melhor acesso a serviços de saúde, assistência social e programas de inclusão. Com a criação do Fundo, o Tocantins se posiciona como referência na região Norte em termos de políticas públicas voltadas para o envelhecimento digno e ativo. Este passo adiante representa um compromisso do estado com o bem-estar de seus cidadãos mais experientes, garantindo que eles permaneçam como parte integrante e valorizada da sociedade tocantinense.