Em promoção da PM, Valderez afirma “é nosso dever zelar pela classe”.

A deputada estadual Valderez Castelo Branco (Progressistas) participou da Solenidade de Promoção dos Militares Estaduais no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (PM), nesta segunda-feira (22), em Palmas. Na oportunidade, foram 1.541 policiais promovidos, sendo 303 oficiais e 1.238 praças. Outros 144 foram para a reserva (aposentadoria). No Corpo de Bombeiros, foram 186 promovidos e oito militares pertencentes ao efetivo administrativo para a reserva, não reduzindo assim o efetivo operacional de atendimento nas ruas.

Para a parlamentar, o poder público deve prezar pelo diálogo sempre e garantir o cumprimento da lei. “Como representantes do povo, é nosso dever zelar pela classe militar, que é fundamental para a segurança e proteção de toda sociedade tocantinense. Aqui temos homens e mulheres que arriscam suas vidas e honram a instituição, a disposição para nos defender, por isso devem ser reconhecidos”, declarou.

-- Publicidade --

Segundo o Governo do Estado, o valor economizado com os policiais que irão se aposentar pagará a promoção dos demais PMs e ainda haverá um superávit de cerca de R$ 4 milhões. Em relação aos bombeiros, o novo quadro da reserva desonerará a folha de pagamento do Estado em cerca de R$ 230 mil por mês. A gestão aguarda o seu enquadramento dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a regularização de suas finanças para implementar os valores na folha de pagamento dos militares e negociar os passivos.

No evento, o Governador do Estado, Mauro Carlesse (PHS), reafirmou o compromisso de honrar suas promessas com a classe e a população. “Os melhores policiais do Brasil estão aqui no Tocantins”, completou.

De acordo com a PM e o Corpo de Bombeiros, a realização das promoções é essencial para o funcionamento e o fortalecimento da corporação, já que postos e graduações são definidos em lei como critérios para ocupação de cargos efetivos, bem como de comando, chefia e direção.