Gilmar Mendes indefere recurso de Marcelo e ex-governador está inelegível

O ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu o recurso extraordinário protocolado pela defesa do ex-governador Marcelo Miranda, que queria revisão da cassação dos mandatos de Miranda e sua vice Claudia Lelis. A decisão também confirma e antecipa a inelegibilidade de Marcelo.

Segundo a decisão de Gilmar, com base nas provas dos autos, ‘consignou que a utilização de recursos ilícitos em campanha eleitoral é apta a ensejar a cassação do diploma de Marcelo de Carvalho Miranda e Cláudia Telles de Menezes Pires Martins Lelis, governador e vice-governadora, respectivamente, nas eleições de 2014’.

A defesa de Marcelo e Cláudia argumentaram que o dinheiro encontrado na avião, que saia de Piracanjuba para Goiânia não tinha ligação com a campanha do governo.

-- Publicidade --

Porém, segundo a decisão do ministro, não é possível desvincular o ocorrido com a campanha eleitoral de Lelis e Miranda.

“Após inúmeras buscas no avião, na caminhonete e nos conduzidos, nenhuma droga foi apreendida; que Douglas (o piloto) afirmou que é um dos responsáveis pela campanha de Marcelo Miranda e que como o referido político está com as contas bloqueadas, ficou responsável por encontrar laranjas que pudessem emprestar contas para depósitos e saques de grandes quantias em dinheiro que seriam utilizados na campanha, em especial carros de som e carreatas, negando que tal quantia fosse para compra de votos; que Marco confessou ser motorista do PMDB de Tocantins e havia recebido a ordem para transportar Douglas de Goiânia para Piracanjuba”, dizia o auto de prisão em flagrante de Douglas

Marcelo e Cláudia foram cassados em março de 2018 por por caixa dois na campanha de 2014.  (Informações do Portal Stylo)