Marcelo Miranda destaca história de vida de Iris Rezende durante entrega de honraria em Palmas

Publicidade

Publicidade

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, agora é cidadão palmense. O título foi entregue na manhã desta quinta-feira, 30, em sessão solene da Câmara de Vereadores de Palmas, de acordo com a Lei n° 2.355, de 30 de outubro de 2017. O governador Marcelo Miranda prestigiou a solenidade de honraria ao prefeito goianiense, proposta pelo vereador Diogo Fernandes.

Marcelo Miranda destacou o histórico de Iris Rezende como homem público e suas lutas pela democratização do País. “Esse título é um reconhecimento pelo currículo de um homem que tem a sua história ligada à luta pela democratização brasileira; um dos homens mais honrados deste País e que, certamente, serve de exemplo e inspiração para os jovens que estão iniciando na vida pública”, disse, salientando que a honraria representa o fortalecimento dos laços de irmandade e de gratidão entre goianos e tocantinenses.

“Hoje vou agradecer a Deus ao que vivi nesta manhã”, reagiu emocionado o homenageado Iris Rezende ao receber o Título de Cidadão Palmense. Ele revelou, durante a sessão solene, que não costuma se ausentar de Goiânia, mas, pela segunda vez neste ano, dispensou todos os compromissos para comparecer à Câmara de Vereadores de Palmas, para receber a homenagem. A primeira foi para receber os títulos de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; e São Valeriano, pela Câmara de Vereadores de São Valério da Natividade, em setembro último.  “Eu acompanhei a criação, o crescimento do Tocantins e agora receber o Título de Cidadão da capital do Estado é motivo de muita emoção e posso dizer que tudo valeu a pena”.

Diogo Fernandes justificou a propositura do legado devido aos serviços prestados por Iris Rezende ao então norte goiano e, segundo disse, pelo exemplo de homem público. “O Iris é um político que inspira as novas gerações que queiram entrar na política em todo o Brasil. É um homem de reputação ilibada e um grande empreendedor público que sempre me chamou muito a atenção”, pontuou.

Perfil

-- Publicidade --

Iris Rezende Machado tem 83 anos de idade e nasceu em Cristianópolis, interior de Goiás. Mudou-se para Goiânia com a família em 1949, aos 16 anos. Após militar no movimento estudantil, elegeu-se vereador na capital goiana, em 1958, com a maior votação proporcional da história e, posteriormente foi eleito presidente da Casa de Leis.

Em 1962, foi eleito deputado estadual por Goiás, quando também ocupou a Presidência do Legislativo. Em 1965, aos 31 anos, Iris Resende derrotou Juca Ludovico, ex-governador do Estado, na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Já no final de seu mandato, em outubro de 1969, quando era cotado para disputar o Governo do Estado, Iris foi cassado pelo regime militar e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos.

Em 1982, com a volta das eleições para governador, foi escolhido o candidato de oposição ao governo de Goiás e venceu Otávio Lage. Em 1986, assumiu o Ministério da Agricultura no governo do presidente José Sarney e também ministro da Justiça no Governo de Fernando Henrique Cardoso. Um ano depois, disputou pela segunda vez o Governo de Goiás, quando venceu com mais de 57% dos votos válidos. Em 1994, elegeu-se senador da República.

Em 2004, saiu vitorioso das eleições para prefeito de Goiânia. Foi reeleito em 2008 com 74% dos votos válidos – o maior percentual de votos da história da capital goiana. Em 2017, pela 4ª vez, está no comando da Prefeitura de Goiânia.

A solenidade foi prestigiada pela vice-governadora Claudia Lelis, deputados estaduais, prefeitos e outros políticos do Estado.