URGENTE: Brasil declarara reconhecer Juan Guaidó como presidente da Venezuela

Acaba de ser publicado no twitter de Eduardo Bolsonaro a informação de que o Brasil em conjunto com outros três países reconhecem Juan Guaidó como presidente venezuelano.

Em meio a enormes manifestações que começaram ontem à noite, o presidente da Assembleia Nacional (AN) venezuelana, Juan Guaidó, se auto-declarou “presidente encarregado”.

“Aqui não existe nada paralelo, o exercício do poder é aqui”, declarou.

ATUALIZAÇÃO:

-- Publicidade --

Minutos após o anúncio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Guaidó como presidente de facto do país e convocou líderes latino-americanos a fazerem o mesmo. Pouco depois, o Brasil, por meio de nota, endossou o líder opositor como presidente interino do país.

Fontes do governo americano disseram à agência Reuters que ” se o regime venezuelano decidir causar danos a qualquer membro da oposição todas as opções estão sobre a mesa”, em uma possível referência a uma intervenção militar. Oficialmente, no entanto, a opção mais provável é a de novas sanções.

“Usaremos todo o poder econômico e diplomático dos Estados Unidos para restaurar a democracia na Venezuela”, disse Trump em nota. Fontes do governo americano disseram a empresas do ramo de energia do país que podem impor sanções ao petróleo venezuelano nos próximos dias se a situação se agravar.

Brasil e outros países sul-americanos reconhecem Guaidó

O governo brasileiro reconheceu nesta quarta-feira, 23, Juan Guaidó como presidente encarregado da Venezuela. O líder opositor se declarou presidente interino do país durante as manifestações pela renúncia do presidente Nicolás Maduro. Minutos após o anúncio, o presidente dos EUA, Donald Trump, reconheceu Guaidó como presidente de facto e convocou líderes latino-americanos a fazerem o mesmo.

Em nota divulgada pelo Itamaraty, o governo afiram que apoiará “política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem à Venezuela.

Os governos da Colômbia, do Chile do Paraguai e do Peru fizeram o mesmo.  O  Canadá e a Organização dos Estados Americanos (OEA) também reconheceram Guaidó como presidente interino nesta quarta-feira.