Estudantes da rede estadual de ensino são premiados na primeira Jornada Aeroespacial do Tocantins

Jornada fomenta o protagonismo juvenil e experimentos como novas formas de aprendizagem

Publicidade

Publicidade

Os estudantes campeões da I Jornada Aeroespacial do Tocantins (Jato) foram premiados nesta quinta-feira, 15. A iniciativa, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é voltada para os alunos da rede estadual de ensino e busca fomentar o protagonismo juvenil e novas formas de aprendizagem.

-- Publicidade --

Durante dois dias do evento, os estudantes participaram de palestras sobre astrobiologia, de experiência de observação dos astros com telescópios e de competição do lançamento de foguetes, realizados no estacionamento do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

A jornada reuniu, na Capital, 48 estudantes de nove escolas  das Diretorias Regionais de Educação de Colinas, Arraias, Porto Nacional, Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi e Dianópolis, que  foram selecionados para a 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog – 2022), na etapa realizada nas unidades de ensino.

 

Para a assessora de Currículo e Avaliação da área de ciências da natureza da Seduc, Arlete Gonçalves da Silva, a jornada aeroespacial foi instigante para todos os participantes. “Esta primeira edição foi muito importante, não apenas pela competição, mas também por possibilitar a integração e a troca de experiências entre os estudantes”.

Na perspectiva do professor de Biologia e Química, Robson Barreira Soares, do Colégio Estadual Doutor Abner Araújo Pacini, de Almas, a Jato é um marco para a iniciação científica dos estudantes. “Além da jornada validar o trabalho dos professores, o evento valoriza o empenho dos alunos que se envolveram e se dedicaram bastante para o sucesso dos experimentos. A interação  e o incentivo que o evento proporciona possibilitam o surgimento de futuros cientistas”, destacou.

O estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Militar Custódio da Silva Pedreira, Lucas Araújo Pereira, diz estar muito feliz. “Estou muito satisfeito, esta jornada foi sem dúvida o melhor evento e a experiência mais enriquecedora de toda a minha vida estudantil”.

 

Premiação

 

Os 48 alunos participantes da I Jornada Aeroespacial do Tocantins (Jato) foram premiados com smartphones e, além disso, os três primeiros colocados receberam troféus pelo trabalho desenvolvido.

Premiados

 

1º lugar – Foguete com alcance de 258,60 metros de distância, equipe Ômega, do Colégio Militar Custódio da Silva Pedreira, de Porto Nacional.

2º lugar – Foguete com alcance de 221 metros de distância, equipe do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis.

3º lugar – Foguete com alcance de 206 metros de distância, equipe Beta, do Colégio Militar Custódio da Silva Pedreira, de Porto Nacional.

 

 

***

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins