Licenciamento ambiental para atividade de piscicultura é tema de palestra durante Dia de Campo

Evento foi promovido pela Prefeitura de Colinas, com objetivo de apresentar o sistema produtivo de peixes para interessados em ingressar na atividade

Produtores rurais do município de Colinas do Tocantins (271 km ao Norte de Palmas) receberam orientações técnicas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), durante realização de um Dia de Campo, realizado pela Prefeitura da cidade, no último sábado, 28, com o tema “Noções Básicas para a Produção e Manejo na Criação de Peixes”. Cerca de 80 produtores rurais da região participaram do evento, que teve como objetivo apresentar o sistema produtivo de peixes para interessados em ingressar na atividade de piscicultura.

A engenheira ambiental, Larissa Uchôa da Rocha, Analista do licenciamento ambiental do Naturatins, foi uma das palestrantes do evento. Ela falou sobre os trâmites necessários para se obter o licenciamento ambiental necessário para exercer a atividade. “Falamos sobre o Licenciamento Ambiental da Piscicultura e após a palestra foi aberto espaço para os participantes sanarem suas dúvidas”, resumiu Larissa.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado (Seagro) também participou do evento, sendo representada pelo zootecnista Thiago Fontolan Tardivo, especialista em piscicultura, que falou sobre Despesca e Processamento do Pescado. “A Seagro tem a missão de implantar e incentivar políticas públicas para fomentar diversas atividades do setor e o município e região tem um potencial importante para o desenvolvimento da atividade”, reforçou Tardivo.

Já o secretário de Produção, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Colinas, Júnior Martins, justificou a importância do evento, dizendo que o município está investindo no setor. “Estamos investindo na piscicultura do município, e esse momento foi enriquecedor, tanto para quem quer começar os criatórios de peixes, quanto para os que já têm tanques e querem incrementar o negócio”, reforçou o secretário.

-- Publicidade --

O Dia de Campo contou ainda com a participação de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Casa da Ração e Construção, Banco da Amazônia e Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi.

 

 

 

***

Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins

Fotos: Naturatins/Divulgação