Chef Ruth Almeida fala sobre gastronomia como forma de amar no Cena Protagonista desta quarta-feira, 16

Ex-quebradeira de coco, merendeira, cuidadora de crianças e atualmente chef de cozinha, pesquisadora e consultora da culinária indígena e quilombola. Esta é Ruth Almeida, uma mulher que teve a sua vida transformada por utilizar a gastronomia como forma de amar para trabalhar a transformação social. Um pouco dessa história será contada no programa Cena Protagonista desta quarta-feira, 16, às 21 horas, no canal da Cia Cenaberta, no YouTube.

No programa apresentado pela atriz Bell Gama, Ruth Almeida vai contar a sua história, gerada a partir da criação indígena e quilombola e que refletiu no trabalho no campo da gastronomia, por meio de sua empresa Raízes Gastronômicas, que hoje oferece cursos, palestras e oficinas pelo País afora como o projeto “Sabores e Saberes do Cerrado”, que no mês de março trabalhou o empoderamento feminino e geração de renda para mulheres quilombolas do entorno do Jalapão por dez dias.

Ruth Almeida

Chef de cozinha, consultora, pesquisadora da culinária afroindígena, Ruth já foi quebradeira de coco, doméstica, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier, como uma “cozinha de amor”.

Foi aí que Ruth Almeida decidiu abrir o seu próprio restaurante, no ano de 2017 – o Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional, e hoje se tornou empresária na área de consultoria, palestras e oficinas nas áreas de gastronomia e empreendedorismo. De lá pra cá, foi consagrada com diversos prêmios na área de gastronomia, como o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins, pelo Prêmio Dolmã 2018, considerado o Oscar da gastronomia brasileira.

-- Publicidade --

Programa
A exibição do Cena Protagonista com Ruth Almeida é o 9º e penúltimo programa da temporada, que já entrevistou os poetas Osmar Casagrande, Josafá Miranda, Francisquinha Laranjeira e Edson Cabral, o cineasta Nival Correia, o mestre de cultura popular Wertemberg Nunes e os músicos Remilvam Milhomem e Eletra.
No bate-papo envolvente e repleto de muita densidade artística de cerca de uma hora, a atriz entrevista personalidades do meio artístico. O programa tem a direção do ator e diretor Kaká Nogueira, e colaboração de Bruno Barbosa e Fernanda Barbosa. O Projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Apresentadora
Bell Gama é atriz e produtora cultural, sócia-fundadora da Cia. Cenaberta.  No teatro, dirigiu leituras dramáticas para o Sesc-TO, como: Escola de Mulheres – Molière – (2007) e A História é uma Istória – Millor Fernandes (2014). Atuou em vários espetáculos, entre eles: Tupy or not tupi (2002-2004; Paixão de Cristo (2003-2004); O musical: O Resgate de Roseline Brow (2007); Dias Difíceis (2012-2016); ; L!ngua preZa (2016); O Antiquário Frankl (2019-2021); e De Caso com a Solidão (em montagem) Realizou a Produção executiva e Assistência de direção da Comédia  Drácula.

No cinema atuou nos curtas: Cheque ou Mate (2008); Tempos Difíceis (2010); O Som de Lá (2012); e, Edital Cultural (2016). Também atuou nos longas: O Nome da Morte (2018); O Pastor e o Guerrilheiro (2020) e das séries: Para TV Brasil – O Boneco de Barro e o Rei (2018); e Para Netflix – O Escolhido, segunda temporada (2019). Bell Gama é também arte-educadora e coordenadora pedagógica do Projeto Poquelin – Formação inicial para o teatro, promovido pelo grupo teatral da qual é integrante. Desde 2002, tem a personagem “Raymunda” que faz esquetes do cotidiano.

Ficha técnica:
Produção / Apresentação: Bell Gama
Coprodução: Cia. Cenaberta
Direção: Kaká Nogueira
Ascom: Cinthia Abreu
Redes Sociais: Fernanda Barbosa
Edição: MZN / Cena Filmes / Bruno Barbosa
Música de Vinheta: Ivan Lins, interpretada por Mônica Soares

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=ZkzZu-6gpDI