Seciju encerra série de palestras sobre cuidado à saúde mental no Sistema Socioeducativo com roda de conversa no Ceip de Gurupi

A última palestra foi ministrada para adolescentes do Centro de Internação Provisória Masculino de Gurupi, integrando a Campanha Setembro Amarelo

Encerrando o ciclo de palestras sobre cuidado à saúde mental e de prevenção ao suicídio no Sistema Socioeducativo, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) promoveu mais uma ação em alusão a Campanha Setembro Amarelo nesta quarta-feira, 29, desta vez para adolescentes do Centro de Internação Provisória Masculino de Gurupi (Ceip Sul).

O momento foi idealizado pela equipe da unidade socioeducativa, juntamente com a Escola Estadual Waldir Lins que oferta escolarização aos adolescentes, para tratar temas importantes sobre a valorização da vida. “O mês de setembro é voltado à intensificação de ações sobre prevenção ao suicídio, então abordamos o cuidado mental, o amor a si próprio, sobre o fazer escolhas certas, a questão do isolamento e sobre a valorização à vida, com falas, dinâmicas e reflexões”, explicou a Agente Especialista – Pedagoga, Sheila Teixeira Rodrigues, que conduziu a palestra.

“A adolescência tem como característica a transição de comportamentos, o que as vezes acarreta conflitos internos que nem sempre são verbalizados. Tratar dessas barreiras e das condições que podem levar a problemas mentais, ainda mais no ambiente de internação, é de suma importância para que os adolescentes em conflito com a lei possam valorar o prazer de viver”, considerou o chefe de escolta do Ceip Sul, Marcos Rodrigues.

Abordagens

-- Publicidade --

As palestras foram divididas em dois momentos, um na última segunda-feira, 27, sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em atenção à saúde dos adolescentes e, nesta quarta-feira, sobre qualidade de vida e cuidado à saúde mental.

O adolescente da unidade, G.P.S, falou como foi importante se aprofundar. “A palestra foi muito boa. Eu não tinha muito conhecimento sobre o tema setembro amarelo e a explicação foi muito importante”, falou.

 

 

***

Márcia Rosa/Governo do Tocantins

(Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins)