Kim Nunes, diversos escritores e poetas da capital são homenageados pela Câmara de Palmas por contribuição cultural e promoção da literatura

“Minha mãe me deu ao mundo de maneira singular, me dizendo uma sentença: Pra eu sempre pedir licença, mas nunca deixar de entrar”.

Foi falando de minha mãe, meu símbolo de humanidade, que iniciei minha fala de agradecimento ao receber o Certificado de Mérito pela minha contribuição na literatura palmense.

 

A honraria que recebi da Casa de Leis da Capital, me foi destinada por um amigo dos tempos de movimento estudantil que não via desde os tempos de militância, o vereador Eudes Assis, com quem aprendi muito, foi a figura de Eudes que realizou o primeiro e maior encontro do movimento estudantil da história tocantinense, num tempo que a internet ainda engatinhava. Sou grato ao honrado vereador que é também o autor do projeto que homenageou grandes nomes da literatura de Palmas. Uma iniciativa inédita, louvável e merecida que enxergou nossos importantes escritores, homens e mulheres que são fundamentais para a cultura de Palmas.

Vereador Eudes Assis e o editor chefe do portal Tocantins Agora, Kim Nunes

A literatura e a poesia desempenham um papel fundamental na construção e preservação da cultura de uma cidade. Em Palmas, não é diferente. A sensibilidade e a criatividade dos escritores e poetas locais contribuem para enriquecer o cenário cultural e artístico da região.

Assista ao pronunciamento de Kim Nunes, ao agradecer a homenagem recebida:

Entre esses talentos, eu, Kim Nunes, um jovem escritor, compositor e poeta estou, confesso, muito emocionado pelo reconhecimento de minha contribuição no cenário literário de Palmas. Não abro mão em minhas obras do uso da sensibilidade que vem da minha alma, ouso transmitir emoções e reflexões por meio de meus textos.

 

Veja a galeria de fotos:

Mas afinal, o que é ser poeta?

Ser poeta vai além de simplesmente escrever versos ou rimas. É ter a capacidade de enxergar a beleza nas pequenas coisas, de expressar sentimentos profundos e de provocar reflexões sobre questões humanas e sociais, é fazer o que disse Cora Coralina: “Seguir quebrando pedras e plantando fores”.

-- Publicidade --

Através da poesia, escritores como eu e que estavam na Câmara de Palmas sendo merecidamente homenageados possuem o poder de transformar vidas. Suas palavras carregam consigo a capacidade de tocar o coração das pessoas, de inspirar mudanças e de despertar novas perspectivas. A poesia é capaz de abrir portas para novas emoções, pensamentos e possibilidades.

Nesse sentido, os escritores e poetas desempenham um papel essencial na cultura de Palmas. Eles contribuem para a preservação da identidade cultural da cidade, para o fortalecimento da expressão artística local e para a promoção do diálogo e da reflexão entre os habitantes.

 

Viva a nossa literatura local!

 

Haja o que houver,

Kim Nunes: “amante das palavras”

 

CONFIRA A NOTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS:

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou nesta quinta-feira (14), no Plenário Tarcísio Machado da Fonseca, uma sessão solene em homenagem aos poetas e escritores do município. Durante a cerimônia, diversas personalidades locais foram homenageadas com certificados de reconhecimento à contribuição cultural e promoção da literatura na capital.

A Mesa de honra foi composta com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Tom Lyra, do presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Alessandro Assis, do secretário de Estado de Cultura, Tião Pinheiro, da presidente da Academia Tocantinense de Letras Meire Sônia, e do presidente da Academia Palmense de Letras, Josafa Miranda.

Abrindo a solenidade, o professor Adão Francisco de Oliveira recitou um poema de sua autoria denominado: “Saga de Canudos”.

Em seu discurso, o vereador Eudes Assis (PSDB), autor do requerimento para a realização da solenidade, destacou a importância da cultura na preservação da história de Palmas e do Tocantins. “Devemos valorizar nossos poetas, pois são eles os guardiões da memória viva do povo tocantinense. A história de Palmas e do Tocantins está presente no rosto de cada homem e mulher que fazem a nossa cultura”, afirmou Eudes.

O secretário de estado de Cultura, Tião Pinheiro, parabenizou o vereador Eudes e a Câmara Municipal pela realização da sessão solene. “Parabéns ao vereador e a esse Parlamento pela realização desta solenidade. Vivemos um momento ímpar, com iniciativas tanto em nível federal quanto estadual para retomar os investimentos em cultura após enfrentarmos a pandemia e os desafios dos últimos anos. Este evento é um marco importante para a valorização da cultura em nosso Estado e na nossa capital”, ressaltou.

Também discursaram na solenidade, os vereadores Marilon Barbosa (União), Major Negreiros (PSDB), a vereadora Solange Dualibi (PT), a jornalista Maju Cotrim, o jornalista Antônio Guimarães, o escritor Kim Nunes, o escritor Luís Pereira, o poeta Toninho de Arapapá Barbosa e a escritora Deise Raquel Cardoso.