Tocantins participa de encontro nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo

O Estado do Tocantins, representado pelo superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Possapp, participou nesse sábado, 11, do 4º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT). O encontro fez parte da programação da Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, iniciada no último dia 9, em Gramado (RS).

A reunião teve como objetivos fortalecer os vínculos entre os membros participantes da Rede e disseminar informações sobre temas relacionados à inteligência de mercado.

“Foi um encontro marcado por discussões quanto à composição da Rede de Inteligência, ao número de membros, às formas de seleção e divisão das vagas, materiais e formas de compartilhamento de informações. Essa reunião serviu mais ainda para estruturar a sistemática de trabalho da própria rede”, destacou James Possapp.

A RIMT é coordenada pelo Ministério do Turismo (Mtur) e pela Embratur, com apoio do Sebrae Nacional, e tem como participantes representantes dos órgãos oficiais de turismo de cada unidade da Federação. Entre os pontos discutidos na reunião deste sábado, esteve a proposta, ainda sem consenso, de que a composição se dê por um total de 100 participantes, contando com entidades e instâncias de governança.

Sobre a Rede

-- Publicidade --

A RIMT, conforme destaca o Minsitério do Turismo, é um ambiente para análise de informações e compartilhamento permanente de experiências – não só entre os órgãos oficiais de turismo, como também com representantes do trade turístico – de modo a orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados. Ela foi prevista pelo Plano Estratégico de Marketing Turístico – Experiências do Brasil: 2014-2018.

Por Inteligência de Mercado, compreende-se a capacidade de cruzar dados e transformá-los em informação, ou seja, a organização de dados que estão difusos para transformá-los em informação útil, fornecendo uma visão consistente para a tomada de decisões.

A Rede tem como objetivo gerar um processo de sinergia e inteligência que permita ampliar a profissionalização do marketing turístico nos destinos brasileiros, integrando políticas públicas; promovendo maior efetividade das ações de promoção e apoio à comercialização; auxiliando na produção de informações, estudos e indicadores de turismo; antecipando tendências e detectando oportunidades.

Festuris

Integrando o Consórcio Brasil Central, o Tocantins participa, até este domingo, 12, da Festuris Gramado. O evento, que chega, neste ano, a sua 29ª edição,  ocorre no Serra Park e é considerado pelos empresários do setor como a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho.