Deputada Claudia Lelis cobra instalação de leitos de UTI/Covid para a região Sudeste

A deputada estadual Claudia Lelis reforçou no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 10, a necessidade da abertura de novos leitos de UTI/Covid para atendimento da região Sudeste. Dianópolis é a cidade polo que atende todas os demais municípios com o HRD, hospital de referência que tem vivido dias de intenso movimento com pacientes graves, mesmo tendo estrutura precária.

“Tivemos dois falecimentos [recentemente] por covid em Dianópolis, gostaria de reforçar mais uma vez a necessidade de termos mais leitos de UTI para atender a região sudeste, uma região que tem sofrido muito com a covid”. Relatou a deputada.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis estados do Brasil já registram mais mortes nos municípios do interior do que em suas capitais: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

-- Publicidade --

Um dos impasses que mais têm afetado os hospitais e centros de atendimento no interior do Tocantins é a falta de insumos básicos para o tratamento da doença. Em Dianópolis, por exemplo, tem faltado até médico.

Para agravar a situação, segundo os servidores do Hospital Regional de Dianópolis, o hospital está sempre cheio e os profissionais estão trabalhando no limite, faltando gente para contratação, sendo que a demanda para os profissionais especializados em UTI para COVID-19 é maior que a oferta e geralmente não se encontram profissionais para atuar no interior.

Clique AQUI e confira o pronunciamento da deputada Claudia Lelis.