Uma análise crítica e desapaixonada que nós, os cúmplices, precisamos fazer

Será que estamos perdendo tempo ao discutir ética e a exigir ética de nossos representantes? Afinal, como a gente sabe, eles cometem as piores barbaridades e depois são reeleitos, não é difícil por exemplo, encontrar algum político bem próximo que lute por causas que atendem primeiro e com exclusividade seus interesses, não é uma tarefa difícil.

Caros leitores, hoje tive a satisfação em abrir o Aurélio empoeirado nestes tempos de internet. Ao acaso fui procurar o significado preciso da palavra eficiência, o dicionário atribui à palavra os significados que seguem: virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios.

Então me recordei que o prefeito de Dianópolis, Padre Gleibson Moreira (PSB) ao realizar o aniversário da cidade no mês de agosto prometeu aos vereadores e demais presentes quando lançou a programação caríssima, registre-se, que absolutamente nada faltaria para as áreas essenciais geridas pela prefeitura. Contudo o que se viu logo depois foi a secretária municipal de saúde dizendo que a prefeitura estaria com o caixa zerado para adquirir uma ambulância especial com sanitário para atender uma demanda especifica. Esta fala foi feita numa reunião que aconteceu com a presença de vereadores, representante da defensoria pública e membro do ministério público local. Ao passo disto, um vereador durante uma sessão na câmara municipal relatou que recebeu uma denúncia de que até papel higiênico estaria faltando, relatando inclusive, um ocorrido “cômico-trágico” de uma servidora que passou por um aperto em virtude disto.

Através do decreto de número 342/2017 o prefeito declarou situação de emergência por consequência da seca na zona rural da cidade. No entanto, a prefeitura não esclareceu o que de fato acontecerá ou está acontecendo a partir deste decreto. A nota que pode ser vista no site da prefeitura apresenta um breve discurso do padre que diz: [sic] “A situação é critica, os moradores estão sofrendo pra ter água para consumo próprio, imagina para os animais. A nossa decisão em decretar situação de emergência vem de encontro atender as necessidades básicas desse povo que está sofrendo dia após dia sem água”. A fala e a nota publicada com pequenos erros, é até linda, mas após o decreto de 04 de outubro nada mais a respeito pôde ser visto. Como sempre a assessoria do prefeito dá de ombros às nossas reportagens, desta vez nem nos demos ao trabalho de procurá-los, mas o espaço para suas manifestações estão sempre abertos.

-- Publicidade --

Recentemente o prefeito, padre Gleibson, publicou em sua rede social, fotos que eram alusivas ao dia das crianças, mas o acontecimento teria sido no dia 06 de outubro, como apurou nossa reportagem, nas imagens o prefeito aparece molhado sob várias rajadas de muita água. Levantamos que a ação foi realizada pelo corpo de bombeiros. Mas ver uma imagem dessas distorce totalmente e, nem dá para acreditar que dois dias antes estava sendo publicado um decreto colocando parte da cidade em situação de emergência por falta de água, a mesma água desperdiçada numa ação bastante infeliz, mal planejada e executada.

Conversando com alguns conhecidos que estão na base ou defendem tudo o que o atual prefeito faz, uma discussão no whatsapp me chamou atenção. Uma pessoa que tem meu total apreço e consideração chegou a dizer que a comparação destes dois fatos era esdruxula e que seria a mesma coisa que comparar o calor do norte com o frio do sul brasileiro. Um discurso extremamente apaixonado que não permite lançar uma fresta de luz que seja para reconhecer que o gestor, tendo pegado para si a marca da eficiência, dois dias depois de decretar situação de emergência, não pudesse ao menos sugerir ao corpo de bombeiros que a gastança de água não era, para aquele momento a melhor ação para se fazer. Sinceramente, assim como circula em todas as redes sociais, mais parece um ato de zombaria com o pobre sertanejo abandonado pelo viés da política.

Nesta gestão, a cópia do que tentou fazer o prefeito João Dória (PSDB) de São Paulo, saiu mal feita. Quem pode concordar que haja na administração de Dianópolis, o significado prático da palavra eficiência, precisa urgentemente se tratar e mais importante que isso, precisa fazer uma profunda análise de consciência.

Eu quero ainda, até o final desta gestão, poder escrever muitos artigos que aplaudam iniciativas do atual prefeito que sejam por ele planejadas e bem executadas (eu até o desafio), contudo e neste momento, Padre Gleibson Moreira e sua administração não merecem sequer, uma cibalena vencida.

Algo precisa ser feito para que os políticos que estão se lixando para a opinião pública mudem o tom de suas atitudes. Eleitor nunca é vítima, eleitor sempre é cúmplice!